Ads 468x60px

Pages

domingo, 29 de maio de 2011

Barcelona dá nova aula de futebol ao mundo e se sagra campeão.

Ontem, aconteceu um dos jogos mais esperados do ano inteiro, a final da UEFA Champions League. Os dois melhores times da temporada disputavam o título. Barcelona e Manchester disputavam ainda o número de títulos da competição já que ambos tinham vencido 3 vezes anteriormente. 

Antes da bola rolar os técnicos elogiaram o time adversário.

Quando às 15 e 45 a bola rolou (horário de brasília), todo equilíbrio acabou. Nos 5 minutos iniciais o Manchester conseguiu marcar a saída de bola do time espanhol, parecia que seria um jogo disputado, porém logo depois o Barcelona conseguiu ditar o ritmo do jogo, como tem feito nos últimos 3 anos. O time inglês cometia um grande erro, deixava Xavi, Iniesta e Messi jogarem muito soltos e perto de sua área, onde isso é fatal. Primeiro Xavi cruzou e Pedro perdeu gol feito, em seguida, passe maravilhoso de Xavi Hernandez para Pedro Rodriguez que só precisou concluir. Poucos minutos depois o United ganhava uma nova vida na partida, após bela tabela com Giggs, Rooney fez um bonito gol (impedido). Messi chamava a responsabilidade, dava dribles desconcertantes e apanhava do equatoriano Valencia que não levava cartão. No fim do primeiro tempo o argentino fez bela jogada e tocou para Villa que bateu cruzado e por pouco o próprio Messi não completou. O segundo tempo começou e Ferguson não mexeu no time e os três craques do Barça continuavam completamente livres. Aos 8 minutos, Messi chutou de fora da área e Van der Sar não conseguiu chegar na bola, festa da torcida catalã. O time espanhol criava chance atrás de chance, Daniel Alves perdeu cara a cara com o goleiro, Messi quase fez de letra, várias outras oportunidades apareciam. Quando Messi fez jogada pela ponta direita de ataque, a bola sobrou pra Busquets que rolou para David Villa fazer um golaço por cobertura na gaveta do goleiro Van der Sar que não teve a menor chance de chegar na bola. O Manchester não oferecia nenhum perigo ao Barça. Guardiola botou Puyol em campo para que ele ganhasse a braçadeira de capitão e erguesse a taça, só que este abriu mão e passou para a faixa Abidal ter a honra de erguer a taça. Isso para homenagear um jogador que dois meses atrás descobriu ter um câncer no figado, foi operado, superou todas as barreiras e conseguiu jogar uma final da competição de clubes mais importante do mundo durante os 90 minutos, justíssima a homenagem.
Alguns dados da partida, o Barcelona cometeu apenas 5 faltas durante o jogo todo, ficou 63% do tempo com a bola nos pés (como de costume) e 

Não posso dizer se esse time é superior a grandes outros da história, já que não vi os outros times tidos como fantásticos jogarem, mas digo sem nenhuma dúvida que nos últimos 20 anos esse é sim o melhor time que surgiu, incomparável a qualquer outro. Messi bate recordes, acaba com qualquer defesa (o Manchester tinha tomado pouquíssimos gols), e é um gênio. Além dele, Xavi e Iniesta são meias fantástico, não perdem a bola, pensam rápido e colocam a bola como se fosse com a mão. Dani Alves vai bem no apoio. Pique, Puyol e Abidal marcam muito e tem qualidade no passe como o restante do time. Pedro destoa do time no meu modo de ver, mas sabe fazer o golzinho dele. Villa chegou ao time e caiu muito bem, pois além de marcar gols ainda ajuda na marcação. Busquets é mais um que não erra passes e marca demais, podia só parar de fazer drama em todo lance que sofre falta.

Li e vi muitas declarações de jogadores do Manchester falando que venceu o melhor time, mas a declaração que mais me impressionou foi do técnico, Sir Alex Ferguson, do Manchester United nos ultimos 25 anos:
"Eles nos impressionaram com seu toque de bola. Nunca conseguimos controlar Messi, mas muitos times nas últimas temporadas também não. O Barcelona é o melhor time que já enfrentei e agora nosso desafio é melhorar mais e mais. Eu esperava que nós fossemos um pouco melhores, mas no final do dia tive a certeza de que fomos batidos por uma equipe melhor. Não existe vergonha em perder para o Barcelona."
Além de Ferguson, o próprio site do Manchester e o Marca, jornal de Madrid, parabenizaram a conquista. O Marca citou "Um Barcelona de Sonho" e o site do time inglês colocou na notícia: “Às vezes você tem que apenas levantar as mãos e admitir a derrota. Em Wembley, na noite de sábado, o Barcelona mostrou por que é considerado por muita gente o melhor time de futebol do planeta”

Parabéns FC Barcelona e que continue jogando esse futebol mágico, pois o mundo agradece e o futebol também. Esse time tem mostrado que é possível vencer jogando bonito e ofensivamente, como time grande. Parabéns ao Manchester United, afinal merecia estar na final e não parar o Barcelona não é nada anormal.

Assista aos melhores momentos da final:


Nenhum comentário: