Ads 468x60px

Pages

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Ronaldo Luís Nazário de Lima, o Fenômeno, um fenômeno.

 Se eu fosse falar todos os prêmios que este craque recebeu e todas as suas conquistas gastaria muitas linhas, mas só algumas citações já são capazes de demonstrar a grandeza do melhor jogador brasileiro que eu vi jogar. O Fenômeno tem duas copas do mundo, foi eleito 3 vezes o melhor jogador do mundo e é o maior artilheiro da história das copas. Isso sem citar o fato do exemplo de superação que sempre foi e sempre será para todos, superando sempre seus limites e suas graves contusões.
 Ronaldo começou sua carreira no São Cristóvão, acabou oferecido a São Paulo e Botafogo, que não quiseram o jogador, o time paulista, inclusive, se recusou a dar 25 mil reais pelo passe do jogador, oferecendo apenas 15 mil, mais tarde ele acabou acertando com o Cruzeiro, onde começou a deslanchar para o mundo.
 No Cruzeiro, ele começou a brilhar, e rapidamente, foi cobiçado por grandes times europeus como a Inter e o PSV. Ele conquistou a copa do Brasil e foi artilheiro de algumas competições, conseguindo suas primeiras convocações para a seleção brasileira. Terminou o ano no Cruzeiro com uma média de aproximadamente um gol por partida, e pouco antes da copa de 1994 acabou vendido ao PSV, da Holanda, por 6 milhões de dólares. Ele acabou disputando a copa de 1994, mas acabou não participando dos jogos.
Assista a um gol curioso que o craque marcou pelo Cruzeiro:



  No time holandês ele seguiu marcando muitos gols e mantendo sua média perto de 1 gol por jogo. Mas ele seguia como alvo da Inter. 
 Ele foi para as Olimpíadas de 1996 em Atlanta, atrás de um título que o Brasil não tinha ainda, porém conseguiu apenas uma medalha de bronze. Acabou nem voltando para o time holandês e acertando com o todo poderoso Barcelona que pagou 20 milhões de dólares pelo seu passe. Acabou ficando apenas um ano na equipe catalã, onde conquistou o seu primeiro título como melhor jogador do mundo, além da copa do Rei e também a artilharia do campeonato espanhol com 34 gols em 37 jogos. Foi quando a Inter de Milão acabou, finalmente, contratando o jogador, ao pagar a sua multa rescisória de 32 milhões de dólares.
No clube italiano, Ronaldo seguiu marcando muitos gols e obteve mais um recorde, foi o brasileiro que mais marcou em sua primeira temporada na Itália, lá ele conquistou, novamente, o título de melhor jogador do mundo. 
  O Brasil tornou-se franco favorito para a copa de 1998 já que tinha o melhor jogador do mundo dos dois anos anteriores. Tudo ocorria como o esperado e o Brasil estava na final da copa, enfrentando os donos da casa, os franceses. Esse é um capítulo que nem vou citar muito, pois não temos uma explicação convincente até hoje e esse episódio é muito pequeno na história de um gigante como este.
No final do ano de 1999, Ronaldo teve uma lesão no joelho e foi obrigado a parar por 5 meses. Passado esse período ele retornava aos gramados em um jogo contra a Lázio, quando acabou se machucando de maneira gravíssima e chocante, como mostra o vídeo a seguir:


  A nova lesão o afastaria dos gramados por mais um ano, aproximadamente, e todos começavam a botar em dúvida a sua volta ao futebol, achando que ele não atuaria mais como anteriormente.
Em 2001 acabou não atuando em muitas oportunidades, mas mesmo assim acabou convocado para a copa de 2002 pelo técnico Luis Felipe Scolari. Essa copa marcou a volta do Fenômeno, ele foi artilheiro com 8 gols marcados, sendo dois deles na final contra a Alemanha. O gol nas semi-finais contra a Turquia é tido por muito como um dos mais bonitos e importantes de Ronaldo pela seleção brasileira, já que na ocasião as equipes empatavam por 0 a 0 em um jogo muito difícil.

 Ao voltar para a Inter o jogador começaria "supostamente" a forçar sua saída da equipe, o Barcelona passava por crise financeira e acabou não conseguindo levá-lo de volta, então surgiu o galáctico Real Madrid e pagou, aproximadamente, 40 milhões de euros.
Ao chegar no Real, Ronaldo era colocado em dúvida, afinal ele era ídolo do maior rival do Real Madrid, o Barcelona, numa que para mim é a maior rivalidade do mundo. Aos poucos, ele conseguiu conquistar a torcida madrilenha. Um time formado por grandes jogadores como Zinedine Zidane, David Beckham, Luis Figo entre outros, mas que acabou não conseguindo conquistar nenhuma Champions League, principal objetivo do clube. Na copa do mundo de 2006, a última disputada pelo jogador, Ronaldo bateu mais um recorde, tornando-se o jogador com maior número de gols na competição, 15, superando o francês Just Fontaine.
Assista a todos os gols marcados por ele em copas do mundo (1998, 2002, 2006):


 Após a copa, com a chegada de Van Nistelrooy a Madrid, Ronaldo acabou ganhando um concorrente e perdendo espaço o que fez com que ele optasse por sair do Real para jogar no Milan.
Com a transferência para o Milan, ele acabava atuando, novamente, em dois times de grande rivalidade, porém sua passagem por lá foi curta, devido à uma contusão. Para muitos ali era o fim de sua carreira. Veio para o Brasil treinar e acabou sendo contratado pelo Corinthians. Ganhou um campeonato paulista e uma copa do Brasil, mas acabou não conseguindo dar o título que o time paulista tanto queria, o de campeão da Libertadores. Após a eliminação da copa Libertadores de 2011 para o Deportivo Tolima, ele optou por encerrar sua carreira devido ao fato do seu corpo não aguentar mais a rotina do futebol.
Assista à um golaço marcado com a camisa do Corinthians:


  Ontem, ganhou a chance de encerrar sua maravilhosa carreira na seleção. Jogou por apenas 15 minutos e teve 3 chances de deixar o seu gol, mas pecou nas conclusões. Quando foi ao centro do campo, acabou pedindo desculpas por não ter conseguindo seu final feliz na seleção (com gol no amistoso de sua despedida contra a Romênia), mas nada disso apagará a brilhante carreira de Ronaldo, principalmente, com a amarelinha.

  Obrigado pelos lances que você proporcionou a todos os fãs do futebol mundial, como eu; Pelos gols; Pela copa do mundo de 2002;  E por todas as outras alegrias que trouxe ao povo brasileiro e, acima de tudo, ao futebol mundial.

Assista a 10 golaços que o Fenômeno marcou:

Nenhum comentário: